ESTIAGEM DEVE AGRAVAR SITUAÇÃO DE MUNICÍPIOS


Deve aumentar nos próximos dias o número de municípios do sul da Bahia em situação de emergência por causa do longo período de estiagem. Já são mais de 9 meses sem chuva e as nascentes de quase todos os rios secaram.

Pelo menos 20 municípios 'sulbaianos' enfrentam dificuldade para fornecer água potável. A longa estiagem provocou seca das nascentes que abastecem Santa Luzia, Mascote, Itapé, Barro Preto, Itaju do Colônia, Arataca, Pau Brasil e Una.

Esses municípios se juntaram a Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Buerarema, Itajuípe, Coaraci, Ibicaraí e Almadina, que adotaram racionamento de água. Em Itaju do Colônia, Camacan, Mascote e Arataca o cenário é desesperador para os agricultores.

Dezenas de animais morreram nesses municípios nos últimos dias por falta de água. Parte da produção agrícola está perdida. Os agricultores afirmam que os prejuízos causados por causa do longo período de seca é incalculável.

Em Itapé, fazendeiros seguem perdendo seus animais. Nos últimos meses, apenas um fazendeiro da zona rural da Estiva declarou que perdeu 90 animais que morreram de fome e sede.

Fonte: Itapé Notícias
Foto: Sandoval Novais


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More