DICAS

10 dicas de Segurança Patrimonial para Propriedades Rurais


Até bem pouco tempo atrás, o meio rural era sinônimo de tranqüilidade e paz, sendo amplamente procurado por moradores da cidade, como lazer e entretenimento, onde os maiores perigos significavam uma eventual picada de mosquitos e outras coisas do gênero.
Infelizmente a violência e a criminalidade estão cada vez mais presentes no meio rural, ameaçando turistas, trabalhadores e moradores do campo.
As propriedades rurais estão expostas a diversos tipos de riscos e perigos, que vão desde simples furtos e assaltos, até sequestros e assassinatos.
Com o intuito de ajudar trabalhadores, administradores e moradores das áreas rurais, a Risco Rural Segurança do Trabalho publica nesta matéria, 10 dicas de Segurança Patrimonial em Propriedades e Empresas Rurais.


1 – ACESSO À PROPRIEDADE
Mantenha o menor número possível de acessos à sua propriedade. De preferência, uma única porteira ou portaria, para que todos que queiram acessar a propriedade o façam necessariamente através dela. Isso tornará a vigilância mais fácil e eficiente.
É importante que se tenha uma boa visibilidade deste local, ou instalar câmeras de sistema de CFTV com vigilância constante.

2 – CERCAS
Procure cercar a propriedade com material de boa qualidade e de difícil violação. O uso de mourões de concreto, bem próximos uns aos outros, e enterrados a uma profundidade razoável. Os arames devem ser colocados em grande quantidade, dificultando assim a sua violação.
As cercas elétricas também podem ser uma boa opção, porém antes de instalar este sistema faça uma consulta aos órgãos fiscalizadores, como a Prefeitura do Município e a Secretaria da Agricultura. No caso de optar por cercas elétricas, contrate empresa especializada e qualificada para fazer a instalação, evitando futuros aborrecimentos.

3 – LOCALIZAÇÃO
A casa, ou edificação comercial devem possuir a melhor visibilidade possível e, de preferência, ser construída em local elevado.

4 - PORTAS E JANELAS    
As portas e janelas devem ser sólidas em sua estrutura e as fechaduras resistentes e de boa qualidade.
Todas as janelas devem ser protegidas por grades ou telas. Isso protegerá o local, não apenas de criminosos, mas também de investidas de animais e insetos.
Mantenha as cortinas fechadas, principalmente no período noturno.
Em caso de existência de ar condicionado ou exaustores, certifique-se que estejam instalados de forma sólida e segura, evitando qualquer acesso ao local em caso de remoção dos aparelhos.

5 – ARREDORES
Se possível, evite árvores e arbustos muito próximos da casa, uma vez que isso pode ocultar invasores.
Não deixe escadas, ferramentas e outros objetos que possam facilitar alguém subir no teto, ou arrombar portas e janelas.
Cuide para que as portas da garagem estejam sempre fechadas.

6 – ILUMINAÇÃO
As redondezas da casa devem ser o mais iluminada possível, evitando a existência de pontos escuros.
Quando possível, mantenha sistemas de iluminação de emergência, que possam ser acionados em caso no fornecimento de energia elétrica.
As lâmpadas e outros equipamentos de iluminação devem ser instalados em locais bem alto ou de difícil acesso, ou ainda com material de proteção, evitando que alguém possa alcançá-los e removê-los.

7 – MAQUINÁRIOS E PRODUTOS
Evite deixara à vista maquinários agrícolas e automóveis, guardando-os sempre em locais que não sejam facilmente vistos.  Da mesma forma, produtos de grande valor e animais, devem permanecer em locais seguros, e de difícil visualização por parte de desconhecidos.

8 – CÃES DE GUARDA
Cães de guarda, adequadamente adestrados, são excelentes meios de defesa para a propriedade rural. Devem ser saudáveis e bem alimentados. Os cães desestimulam a entrada de pessoas estranhas e servem de alerta em caso de perigos.
É muito importante que o animal passe por um treinamento adequado, feito por profissional ou  empresa habilitada.

9 – ESTRADAS
Tome muito cuidado ao andar em estradas desertas. Evite passar sempre nos mesmos horários por estas estradas.
Ao perceber que existe algum veiculo desconhecido ou pessoa suspeita parados em frente a sua propriedade, não pare o carro. Siga em frente e busque ajuda policial ou entre em contato com os seguranças da propriedade quando possuir.
Cuidado ao avistar acidentes nas estradas. Nunca pare para ajudar sem estar certo sobre sua segurança. Simulações de acidentes são amplamente usadas por assaltantes e seqüestradores. Quando se deparar com esta situação, avise as autoridades públicas como a policia da cidade e serviço de ambulância e socorro.

10 - DIA-A-DIA
A rotina é uma das grandes inimigas da segurança. Justamente quando acreditamos que nada vai acontecer, é que deixamos de tomar cuidado.
Evite freqüentar sempre os mesmos lugares como bares e restaurantes e sempre nos mesmos horários.
Tome muito cuidado ao fazer comentários sobre bens e situação financeira pessoal ou da empresa, com vizinhos e conhecidos.
Nunca faça pagamentos em grande soma de dinheiro na propriedade. Utilize o sistema bancário para transações e negociações.

NÃO reaja em caso de assalto ou sequestro. Isto pode gerar reações agressivas por parte do assaltante ou seqüestrador.


Existem ainda muitas outras medidas que podem e devem ser tomadas para aumentar a segurança das propriedades rurais.
Para aumentar sua eficiência, essas medidas devem ser adaptadas a realidade, localização e ocupação da propriedade.


Lembre-se sempre, que SUA VIDA é seu bem mais importante!!!


Prof. Leonardo Galvão
Diretor de Pesquisas e Publicações


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More