1ª Feira dos Agricultores Familiares de Ibicaraí aconteceu na praça do Cajueiro Velho

Aconteceu na manhã do último domingo (03), das 06:00 às 12:00h, na Praça Dois de Julho, distrito do Cajueiro Velho, a 1ª Feira dos Agricultores Familiares e da Economia Solidária de Ibicaraí. A feira acontecia todas as sextas-feiras em frente a Central de Abastecimento de Ibicaraí (no centro da cidade) e chega pela primeira vez ao distrito. Durante toda a manhã oito barracas foram montadas para expor e vender os produtos dos pequenos agricultores autônomos e da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (COOPFESBA).

Chocolate (da primeira fábrica da Agricultura Familiar), diversos tipos de cocadas, mel, hortaliças, ovos caipira, frutas e verduras, além de artesanato local, foram expostos e comercializados durante toda a manhã, na praça, movimentando o Cajueiro Velho e o Cajueiro Novo.
"Esse projeto já vinha acontecendo na sede (Ibicaraí) e resolvemos implantá-lo aqui no distrito do Cajueiro Velho, que diretamente atende ao Cajueiro Novo. Colocamos inicialmente oito barracas, mas a ideia é ir aumentando gradativamente com a chegada dos pequenos agricultores familiares que trazem o seu produto da roça para comercializar na cidade. O agricultor autônomo, ou participante de alguma associação, basta nos procurar com os seus produtos que temos uma barraca pronta para atendê-lo. Precisamos fortalecer a agricultura familiar e criar atrativos para manter o homem do campo no campo. Nossa ideia é fazer essa feira todo domingo aqui no distrito", disse Osaná.

A feira é uma realização da COOPFESBA, com o apoio do Governo do Estado, através da CAR, SDR, CESOL, além do apoio técnico da CEPLAC e SEBRAE e a Prefeitura de Ibicaraí. A feira conta ainda com a participação das: Associação dos Assentados do Projeto Santana, Associação dos Assentados do Projeto Vila Isabel, Associação Rural do Jacarandá, Associação Comunitária dos Agricultores e Amigos do Ribeirão das Iscas e Adjacências, Associação das pequenas e Microempresas de Ibicaraí (APEMI), Associação Comunitária da Região do Andrezão, Associação das Mulheres Guerreiras da Vila e a Associação Comunitária do Cajueiro Velho de Pequenos Agricultores Rurais e Sem Terra.

Texto: Arnold Coelho – Fotos: OC


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More