Homeopatia trata rebanhos da agricultura familiar

 
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), apoia os trabalhos e tratamentos homeopáticos nos rebanhos da agricultura familiar e mantém um modelo de produção orgânica em pecuária na Estação Experimental de Aramari, na qual o controle das doenças dos animais é feito com o uso da homeopatia.
A especialidade médica prioriza o tratamento de cada organismo respeitando as suas particularidades, além de tratá-lo como um todo e não de um sintoma. Os veterinários da empresa Farouk Zacharias, Antônio Vicente da Silva Dias e Sinval Luz Souza já trabalham há mais de 12 anos com essa medicina. Eles aplicam seus conhecimentos em rebanhos bovinos, bubalinos, ovinos, aves e caprinos, além de capacitar técnicos e produtores.
Os tratamentos homeopáticos, comparados com os remédios tradicionais, são em torno de 50% mais baratos e evitam o estresse da contenção pelo fato dos mesmos serem ministrados dentro do sal mineral oferecido ao rebanho. “A homeopatia atua de forma natural, respeitando e estimulando os mecanismos de defesa do organismo, por meio de ações imunológicas no combate a vírus, bactérias, fungos e outros agentes causadores das doenças”, explica Zacharias.
Segundo o outro homeopata, Vicente, a “idéia é cuidar da propriedade como um todo, transformando em rotina o uso de procedimentos agroecológicos, inserindo todos os elementos num mesmo ambiente, onde a tendência é o rebanho e a natureza se beneficiarem, em um processo natural”. A EBDA também vem desenvolvendo ações voltadas para a agrohomeopatia, no controle de pragas e doenças dos principais cultivos.
Entre as diversas utilizações da homeopatia na área animal destacam-se as recomendações emanadas dos projetos de pesquisas de substâncias homeopáticas avaliadas e que se mostram eficientes no controle da tristeza parasitária em bezerros, da mosca-do-chifre, das bernes, dos carrapatos, das verminoses e também da cura da mastite,  que teve incidência reduzida consideravelmente, em razão do controle preventivo.

Origem - Descoberta e desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann, no final do século XVIII, a homeopatia, primeiramente utilizada no tratamento de moléstias em seres humanos, tem sua eficiência comprovada no tratamento de diversas doenças nas mais distintas espécies animais. O próprio Hahnemann já medicava seus cavalos com essa terapêutica.
O Dia da Homeopatia, comemorado no dia 21 de novembro, foi oficialmente instituído em homenagem à chegada em terras brasileiras do homeopata francês  Benoit Jules Mure (1809-1858), a bordo do navio Eole, em 1840, junto com 100 famílias provenientes da França.


1 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Sandoval.
Sou jornalista do portal Ecomedicina (www.ecomedicina.com.br)e estou entrando em contato porque gostaráimos de publicar este artigo. O que acha? Meu contato é roberta.cavalcanti@oswodens.com.br.
Um abraço, Roberta

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More