Plantadeira econômica e ecologicamente correta é lançada na Fenagro

Um novo modelo de plantadeira de grãos e gramíneas, formulado pelo agricultor familiar Edmilson Ferreira, do município de Ibititá, em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), está sendo lançado durante a Fenagro 2011.
A ‘Plante Bem’, que unifica três etapas no processo de plantio, foi apresentada aos agricultores no Portal das Cadeias Produtivas, montado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no Parque de Exposições de Salvador, onde acontece, até o próximo domingo (4), a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro).
Segundo Edmilson Ferreira, a plantadeira, que vem sendo desenvolvida há dois anos, diminui a agressão e compactação do solo, além de gastar menos combustível e ter um menor custo de manutenção. “A ‘Plante Bem’ pode ser usada no plantio de milho, feijão, mamona, sorgo e brachiaria. O agricultor também pode plantar e adubar ao mesmo tempo, graças aos dois compartimentos que o equipamento possui”, explica idealizador da máquina.  
O técnico da EBDA, Edmar Dourado, que auxiliou no desenvolvimento da plantadeira, explica que o produto é ecologicamente correto e que, por esse motivo, a EBDA investe na difusão da nova tecnologia. “Enquanto outras plantadeiras similares custam R$ 28 mil, a ‘Plante Bem’ custa R$ 2 mil. É acessível e o manejo é simples, uma ótima solução para a agricultura familiar”, afirma o técnico.
Os interessados podem encontrar o equipamento em exposição no estande da cadeia produtiva de Mamona, até o encerramento da Fenagro, no próximo domingo, 4 de dezembro.

Rãs/rn – 30.11.11


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More