O começo do cacau em Ibicaraí

Em 1916 Manoel Marques Primo, ao comprar o seu "roçado" localizado à margem esquerda do Rio Salgado, migrou-se com seus familiares para o então roçado, iniciando a cultura da semente do cacau na região. Em 1917, fruto dessa imigração de cultura familiar e da expansão natural do agro negócio cacaueiro, formava-se um pequeno povoado que se reunia em um barracão central, e onde eram realizados pequenos negócios e se colocava a conversa em dia. Em razão destas costumeiras reuniões, o povoado ganhou o nome de "Palestra", povoado de Itabuna. Palestra cresceu, recebeu moradores de outras famílias que se envolviam com a recém criada cultura do cacau.

De lá pra cá a cultura cresceu se tornou na maior fonte de renda do município, representando 80% da cultura local, onde fazendeiros construíram suas riquezas, e tiveram participação direta no desenvolvimento do município. Isso durou até o fim dos anos 90, quando surgiu a vassoura-de-bruxa, uma praga natural da Região Amazônica, sendo considerada uma das mais ameaçadoras do cacaueiro.
Como não se adotaram medidas de controle no aparecimento, a praga progridiu rapidamente através do vento e da água, comprometendo completamente a produção.

Daí veio a falência de muitos fazendeiro, obrigando alguns a vender seus patrimônios e migrando para os centro urbanos juntamente com os trabalhadores que dependia da cultura cacaueira. Outros que permaneceram mudaram de atividade, com outros plantios, e criações diversas de animais.


3 comentários:

Unknown disse...

Sandoval ficou show, mais está faltando permitir que os leitores se tornem seguidores, quero seguir e divulgar, valeu?

Unknown disse...

Sandoval assisti hoje uma reportagen sobre criação de peixes tilapia em floresta azul, acesse o site da record news e ponha no blog, vai ficar show.

Ibicaraí Política disse...

Com certeza, este novo investimento do notável Sandoval Novais, virá a engrandecer não só a cidade de Ibicaraí Bahia mas toda a região do cacau (que hoje também é uma região bovina), como o estado da Bahia como um todo, já estava mas que na hora, de termos a nossa zona rural que é riquíssima, na rede mundial. Por isso mais uma vez parabenizo a Sandoval Novais, por estar sempre pensando na frente, e, por ser extremamente dedicado em tudo o que faz, por isso faz bem feito a comunidade Ibicaraiense só tem a agradecer a você meu amigo Sandoval.
Oxalá que continue assim destemido, e verdadeiro alem de super criativo.

Indicamos para todos os nossos leitores, WWW.ibicarairural.blogspot.com


.

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More